AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES E COLABORADORES DO EVENTO DO DIA DO MEIO AMBIENTE DE 2012

REALIZADO NO TEATRO MUNICIPAL DE CACOAL

 A Associação Ipê Roxo, vem respeitosamente agradecer cada colaborador, patrocinador e participante do evento que ocorreu nos dias 04 e 05 de junho de 2012 no Teatro Municipal de Cacoal, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 06 de junho. Dentre eles estão:

  • FACIMED - Endereço (sede) Avenida Cuiabá, 3087 - Jd. Clodoaldo - Cacoal - Rondônia - 69 3311-1950
  • ELETROBRÁS DE CACOAL - 69 3441-3323
  • PROASA - Projeto de Agroecologia do Sínodo da Amazônia - 69 3443-5164
  • HIDROLUZ CENTRAIS ELÉTRICAS - Endereço: Linha 140 c/50, Lote 35 – Zona Rural Alta Floresta d'Oeste Rondonia - 69 3442-1660
  • CREMILDA ARTESANATO - 69 9287-8294
  • SALÃO DE BELEZA - ESPAÇO GAROTA CHIQUE (NEREIDE) - 69 9239-6100
  • RESTAURANTE ZEPELLIN - RODOVIÁRIA.
  • ATACADO TRADIÇÃO - Av. Sergipe, 471 - Novo Cacoal - Cidade: Cacoal - Rondônia - 69 3441-1158 https://www.atacadotradicao. com.br
  • INSTITUTO DESAM - 69 3441-7007.
  • KONE - Av. Porto Velho, 2256  Cacoal - RO - 69 3441-4743.
  • DIGITAL FOTOGRÁFICA - Av. Porto Velho - 69 3441-0565/9981-7099.
  • ANAILE ATACADO E AQUÁRIOS RESTAURANTE - Av Inderval José Brasil, 268 - Novo Cacoal - 76962220 - Cacoal - RO (69) 34411774.
  • PIZZARIA SAMPA - Rua Antônio Paula Nunes, 760  Cacoal - RO, 78977-085  - 69 3441-1179.
  • PAULLU’S DECORAÇÕES E BUFFET - 3443-3899.
  • DISK EVENTOS - 3441-2114.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CACOAL/RO - SEMAGRI.
  • ATUAL CONTABILIDADE -  Rua Jose do Patrocinio - 1685 Sala 01 - Cacoal/RO - 69 3443-5140/9219-6251.
  • SINATER - Serviço Integrado de Assistência Técnica - Rua Jose do Patrocinio - 1685 Sala 01 - Cacoal/RO - 69 3443-5140/9275-1973.

Não podemos deixar de agradecer aos palestrantes JOAQUIM LOPES LOUREDO (ELETROBRÁS), ROSELI KLAUCK MAGEDANZ (PROASA) e Iracylene Pinheiro da Silveira (HIDROLUZ), os mesmos não cobraram nada para contribuir com seus conhecimentos, e a enfermeira Tainá Gisele Idalgo Cruz que realizou o cerimonial, com muito profissionalismo e competência.

Agradecemos especialmente aos humoristas Edmar Oliveira (Grupo risoterapia) e Jonas de Boni (acadêmico de Biologia/FACIMED), os quais também não cobraram para realizar a apresentação de uma peça de teatro.

Além das palestras, do teatro, tivemos sorteio de muitos brindes, distribuição de folders para concientização sobre o gasto de energia e cuidados com o meio ambiente, distribuição de mudas e sementes, todas as pessoas que por ali passaram foram agraciadas com nossas ações.

 

 

Abraços,
Equipe Ipê Roxo.

 

 

Texto: Enizabete Aparecida Barbosa da Silva.

 

 

1º ENCONTRO ESTADUAL DOS TECNÓLOGOS DE RONDÔNIA

FUNDAÇÃO DO SINDICADO ESTADUAL DOS TECNÓLOGOS DE RONDÔNIA

 

Ocorreu nesta sexta-feira dia 25/11/2011, na FACIMED em Cacoal o 1º ENCONTRO ESTADUAL DOS TECNÓLOGOS DE RONDÔNIA, realizada com o apoio da Associação Ipê Roxo, na ocasião foi fundado o SINDICATO ESTADUAL DOS TECNÓLOGOS DE RONDÔNIA, assembléia que contou com aproximadamete sessenta pessoas, dentre estas temos que destacar, as professoras Mariana Aroeira e Iracylene, ambas da FACIMED, profissionais e acadêmicos das mais variadas áreas da Tecnologia e Gestão.

Vale ressaltar que o evento, foi organizado pela presidente da associação, que com muita competência também direcionou os trabalhos, todos os presentes participaram de forma organizada e de maneira democrática votaram na diretoria, além de contribuirem financeiramente para que seja feita a condução do processo.

De modo que, a escolha também foi que a presidente fosse a Srª Enizabete, que falou da importância e da responsabilidade de representar uma categoria tão importante para o bom desenvolvimento de nosso Estado.

"Para mim é uma satisfação muito grande em poder represntar os TECNÓLOGOS DO ESTADO DE RONDÔNIA, sou Tecnóloga em Gestão Ambiental e Auditora e Perita em Gestão Ambiental, tenho certeza que essa é uma forma de nos organizarmos e sermos respeitados como profissionais de curso superior, pois muitas pessoas ainda confundem ´TÉCNICO (NíVel Médio) com TECNÓLOGO (Grduação/NívelSuperior), temos muito espaço a ser conquistado, porém somente com uma categoria forte conseguiremos vencer as barreiras profissionais impostas pelo mercado de trabalho em todo o País". Disse Enizabete, a qual foi eleita  a 1ª presidente do Sindicato Estadual dos Tencólogos de Rondõnia.

Ela aproveitou a oportunidade e agradeceu os votos e a confiança que nela foi depositada, dizendo: "Não farei nada sozinha, somos uma equipe e que foi eleita para representar nossa categoria, porém só a diretoria também não conseguirá fazer nada sem a ajuda de todos, acadêmicos e profissionais". Finalizou dizendo: "SERÁ UMA LUTA, MAS UNIDOS VENCEREMOS, NÃO PODEMOS É DESANIMAR QUANDO VIEREM OS EMPECILHOS".

 

Cacoal, 26 de novembro de 2011.

 

Redação

Eliana Vieira

 

 

 

Convidamos você e sua família para participarem

das comemorações da SEMANA DO MEIO AMBIENTE,

no Teatro Municipal de Cacoal, na Avenida Cuiabá,

teremos a seguinte programação:

04-06-2012

19:00 Abertura

19:30 Teatro

20:00 Palestra

22:00 Encerramento

05-06-2012

19:00 Abertura

19:30 Apresentação Dança (Ritimus )

20:00 Palestra

22:00 Encerramento

HAVERÁ SORTEIO DE VÁRIOS PRÊMIOS E EXPOSIÇÃO.

 

Para os acadêmicos e alunos interessados em certificados,

basta solicitar no ato do evento.

Contato: 9961-8716

Contamos com você.

 

Abraços,

Enizabete

Presidente.

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PIMENTA BUENO PARA A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ATERRO SANITÁRIO

Ocorreu no dia 14/10/2011, com início as 19hs na Câmara Municipal a audiência pública para a implantação do Novo Aterro Sanitário em Pimenta Bueno, com o título de ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E PROJETO DA CENTRAL DE RESÍDUOS EM PIMENTA BUENO RONDÔNIA, o qual será instalado próximo o Posto da Polícia Rodoviária Federal, ou seja, entre Pimenta Bueno e o Distrito do Riozinho, tal procedimento vem ocorrendo em vários municípios, nesse caso foi intermediado pelo Consórcio Intermunicipal de Prefeitos que foi criado em 1987.

O objetivo é discutir a destinação dos resíduos gerados em nossa região, aproximadamente cinquenta pessoas estiveram presentes, dentre elas civis, professores e autoridades que discutiram os pontos mais polêmicos desse tipo de empreendimento, dos quais podemos destacar o EIA RIMA e a compensação ambiental. O consórcio que visa administrar tal empreendimento é a NOVA ERA GESTÃO AMBIENTAL LTDA, empresa do Rio Grande do Sul, a qual apresentou o projeto da estrutura a ser instalada, bem como todos os dados da área.

A compensação ambiental é uma das maiores preocupações, porque é de suma importância saber quem vai arcar com o Passivo Ambiental, após os quarenta anos de utlilização do local. Este empreendimento abrangerá os seguintes munícipios: Cacoal, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e Espigão d'Oeste, mas o prefeito de Pimenta Bueno solicitou que sejam acrescidas as cidades de São Felipe e Primavera, tais alterações são possíveis pois poderá haver um aumento na quantidade de resíduos em até 25%.

Toda essa preocupação em regularizar a situação dos resíduos urbanos, é em função de que as prefeituras tem um prazo para que isso seja feito, prazo esse que findará no ano de 2012.

Mas, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a diferença de lixão e aterro sanitário, segue uma breve descrição sobre cada um:

Lixões: Lixão é a disposição final de lixo sem qualquer tratamento. É o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e - pasmem! - é o mais usado no Brasil!

Mais de 90% do lixo em todo o país é jogados ao ar livre. Essa lixarada toda traz vários problemas. Primeiro, junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a população quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso.

Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber!

Como os lixões não são controlados nem medidos por ninguém, qualquer pessoa ou empresa que não raciocina muito bem pode jogar ali resíduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muito tóxicos, que deveriam ter um tratamento especial.

O lixão a céu aberto também atrai catadores de lixo (adultos e crianças que se contaminam com doenças variadas!) e animais domésticos, que comem aqueles restos. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/lixao.php, acesso em 25/10/2011.

 

Aterros sanitários: Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/aterro_sanitario.htm, acesso em 25/10/2011.

Estiveram presentes o professor e idealizador dessa Associação Ceará, a Srª Eliana Vieira (editora do site da Associação) e a presidente da Associação Enizabete (redatora do site da Associação), de acordo com Ceará "esse tipo de evento deve ter sempre a participação de boa parte da sociedade, pois é um empreendimento que vai atingir uma quantidade muito grande de pessoas, além de causar grande impacto ambiental", finalizou dizendo que está satisfeito com o resultado.

Eu, Enizabete vejo que as audiências públicas são formas de exercermos a nossa cidadania, saí satisfeita com o que vi e ouvi, muitas pessoas serão beneficiadas, pois os resíduos não podem ser colocados em locais inadequados, isso provoca doenças e perdas incalculáveis para as cidades, como exemplo, desvalorização dos terrenos próximos aos lixões, problemas para os aeroportos, sem contar o mal cheiro e o chorume que vai para o lençol freático. Mas, quero deixar claro que os resíduos hospitalares não serão destinados para esse aterro, mas deverão ser coletados por empresas específicas para tal fim, e serão encinerados (queimados) em fornos próprios para isso.

 

Abraços,

 

Enizabete

Presidente da Associação